Ortodontia Autoligável

A tecnologia a
Serviço da sua saúde

São de momento uma autêntica revolução na ortodontia. Porquê? São muito mais eficazes que os aparelhos fixos convencionais. Leia este artigo e perceberá porque deve esquecer os aparelhos de elásticos convencionais.


O que é um aparelho dentário do tipo Damon system

Observe a figura seguinte e ficará já com uma ideia de algumas das diferenças entre estes dois tipos de aparelhos dentários:

         aparelho-dentario-Damon-Systembrackets-damon-system

Como se vê pela figura, o aparelho dentário do tipo Damon System usa um método diferente para “prender” o fio. Enquanto que o aparelho convencional faz uso dos elásticos, o Damon System não, os brackets são auto-ligantes, isto é, o fio é preso aos brackets através de uma “portinhola” pré-existente em cada bracket.
Você nem imagina a diferença que isso faz! Mais adiante veremos o porquê desta pequena inovação e as suas enormes vantagens.
Para além disso o “fio” é totalmente distinto. Neste aparelho o fio tem memoria. É fácil de perceber, o fio quando fica à temperatura da sua boca toma o formato que o seu ortodontista pré-determinar no sentido de alinhar os seus dentes. Isto permite um alinhamento mais controlado e rápido. Inovador certo?!
Ou seja, trata-se de um aparelho dentário que a única semelhança que tem com o convencional é o facto de ser um aparelho fixo. Tudo o resto é diferente.


5 Razões para colocar um aparelho de brackets auto-ligantes

As principais vantagens são (prepare-se para ficar surpreendido):
  • aparelho 50% mais rápido, sendo que a média de uso é de 18 meses
  • provoca menos dor e desconforto no seu uso e habituação
  • muito menor manutenção, pode em alguns casos fazer ajustes de 3 em 3 meses
  • 80% dos casos não implicam extração de dentes
  • deixa de ter de usar expansores (para alargar maxilas)
  • existe também com brackets transparentes

Mas porque é que nunca ouvi falar deste aparelho?

Simples a tecnologia é recente e são poucos os dentistas habilitados a colocar este tipo de aparelho. É que tanto a colocação, como manutenção e até manuseamento são totalmente diferentes dos aparelhos convencionais.
Consideramos que qualquer clínica dentária de prestígio terá já ao seu dispor este tipo de aparelho. Porque? São muito mais eficazes. Já parou para pensar há quanto tempo existem os aparelhos fixos de elásticos? Tempo demais! Os aparelhos dentários de brackets auto-ligantes são a evolução natural na área da Ortodontia corretiva.
Estamos certos que este tipo de aparelho irá gradualmente fazer desaparecer o “antigo”. Afinal quem não gostaria de ter uma dentição perfeita em menos tempo e com menos dor?
Sabe porque é mais rápido o tratamento com este aparelho? É que os brackets com elásticos provocam maior atrito no movimento do bracket, assim com brackets auto-ligantes a dentição sendo sujeita à mesma força move-se mais rápido pois o atrito é quase nulo. Daí que o tempo se reduza para metade. Regra geral seu ortodontista irá até aplicar menos força, pois os dentes se moverão com facilidade e não há necessidade de apressar o tratamento, senão poderá incorrer em alguns problemas graves como periodontite.
Mais, como o fio é “pré-programado” a sua maxila irá ter um formato muito mais natural. Dispensa-se assim o uso de expansores. Além disso, a manutenção diminuirá drasticamente. Se com o aparelho fixo convencional poderá ter de ir de mês a mês ao dentista, com este aparelho poderá bastar uma ida cada 3 meses!

 

Coloque um aparelho de brackets auto-ligantes

Como já deve ter reparado, o nosso entusiasmo por este tipo de aparelho é enorme. Afinal é a mais recente revolução na Ortodontia que permite tratamentos mais eficazes e em menos tempo.
Pensamos tratar-se da opção mais correcta actualmente, uma vez que o seu custo não é tão elevado quanto isso e além disso permite-lhe obter uma dentição muito mais natural do que com qualquer outro tipo de aparelho fixo.
Quer mais detalhes acerca do aparelho, visite também a página do fabricante: Damon System
(site em inglês).



ORTODONTIA AUTOLIGÁVEL

Þ    Custo de tratamento reduzido
Þ    Menos dor e desconforto
Þ    50% menos tempo de tratamento
Þ    70% menos visitas ao consultório
Þ    80% menos extrações dentárias

TECNOLOGIA RECENTE
POUCOS DENTISTAS HABILITADOS
COLOCAÇÃO E MANUSEIO TOTALMENTE DIFERENTE DOS APARELHOS CONVENCIONAIS
ASSIM COMO OS RESULTADOS



                                



Dra. Roberta Castro

Cirurgiã-Dentista CREDENCIADA

       





 TECNOLOGIA NORTE AMERICANA


DESENVOLVIDA PELA NASA