Laserterapia




Laserterapia: Uso do laser de baixa potência na Odontologia
 
 
Laser - Definição  
               
Luz com características muito especiais, que lhe conferem propriedades terapêuticas. O laser emite sempre uma luz pura, sem mistura, diferentemente da luz comum, formada de vários comprimentos de onda.
 
Quais os tipos que existem?
Existem três tipos de laser. Um deles é o laser terapêutico, que usamos em substituição aos medicamentos ou em conjunto com eles. Ele alivia a dor e ajuda na cicatrização, é usado como antiinflamatório. Outro tipo é o laser cirúrgico, que remove tecido, corta, vaporiza. Por isso, pode ser usado em cirurgias, na remoção de cáries e para a esterilização de lesões. Além desses, existe ainda o laser para diagnóstico.  
 A terapia laser é mais uma opção de tratamento que se pode oferecer ao paciente na clínica diária como um coadjuvante. Observa-se que clínicos de todas as áreas estão integrando-se cada vez mais a essa nova ferramenta de trabalho apresentada. O número de sessões que empregamos na maioria das patologias é de 1 a 12. A freqüência de aplicações varia de uma a duas vezes por semana; em alguns poucos casos aumentamos essa freqüência para três vezes por semana. Se após as duas primeiras aplicações não observarmos nenhum tipo de recuperação ou melhora, é aconselhável que se avalie as dosimetrias empregadas.

INDICAÇÕES

De um modo geral, o laser não-cirúrgico tem uma série de indicações, e pode ser usado isoladamente ou como coadjuvante de outros tratamentos, sempre que se necessite de um efeito local (já que ele estimula a microcirculação, bem como o trofismo celular local) ou ainda quando se necessite de um efeito terapêutico geral.

Aplicação de laser para hipersensibilidade dentária

1. Alívio da dor (efeito antiálgico)Promove o alívio de dores de diversas etiologias, incluindo hiperestesia dentinária, dores de origem pulpar, dores nevrálgicas, dores em tecido mole, mialgias, dores de pré e de pós-operatório. Além dessas aplicações diretas, existem autores que preconizam sua aplicação, em determinados pontos de acupuntura para o alívio indireto desses tipos de dor. Podemos ainda utilizar o laser para irradiar pontos gatilho em dor miofacial, como meio eficaz de tratamento de dor orofacial.

2. Reparação tecidual (efeito bioestimulante do trofismo celular)
A fotobioestimulação por laser tem sido empregada de maneira bastante afortunada em tratamentos de condições de necrose pulpar, após o tratamento endodôntico do elemento dental acometido, bem como nos casos de lesões traumáticas, viróticas ou no pós-operatório, promovendo uma reparação tecidual mais rápida e com padrão de qualidade histológica superior.

3. Redução de edema e de hiperemia (efeito antiinflamatório, antiedematoso e normalizador circulatório)
Podemos utilizar o laser em polpa durante o tratamento de corte ou desgaste do tecido dental, para eliminar a pulpite transitória que se instala após esse tipo de tratamento. Recomendamos, que se utilize imediatamente após o procedimento de dentística ou de preparo para prótese, com a finalidade de reduzir a inflamação e com subseqüente minimização da dor. É bastante satisfatória também, sua aplicação em pós-operatório de procedimentos no campo da periodontia, assim como no pós-operatório de cirurgia oral menor, principalmente se esta for traumatizante ou complicada.

Qual a vantagem do laser terapêutico?

A grande vantagem é que, o laser ativa o próprio organismo a produzir substâncias que podem, muitas vezes, substituír os medicamentos antiinflamatórios. Por exemplo, se o paciente precisa de cortisona, o laser induz seu organismo a produzir cortisol, assim ou não precisará tomar o medicamento ou poderá tomá-lo em doses reduzidas. Este laser também é muito eficaz no tratamento de aftas e do herpes labial, embora neste , seu uso esteja indicado somente antes de aparecerem as vesículas, portanto na fase inicial.

 APLICAÇÕES CLÍNICAS

Relacionamos as patologias mais rotineiras da clínica odontológica; porém, o laser de baixa potência pode ser utilizado em diversas especialidades odontológicas com ótimos resultados terapêuticos:

- AFTA (ÚLCERA AFTOSA RECORRENTE)
- ALVEOLITE - PRÉ-ANESTÉSICO
- BIOESTIMULAÇÃO ÓSSEA
- CÁRIE
- CIRURGIAS
- DISFUNÇÃO DA ATM
- EDEMAS
 - ENDODONTIA (TRATAMENTO DE CANAL)
- EXTRAÇÃO
- GENGIVITE
- HERPES SIMPLES
- HERPES ZOSTER
- HIPERSENSIBILIDADE DENTINÁRIA
- LÍQUEN PLANO
- LÍNGUA GEOGRÁFICA (glossite migratória benigna)
- LESÃO TRAUMÁTICA
- MEDICAÇÃO INTRACANAL
- MUCOSITE DECORRENTE DE QUIMIOTERAPIA
- ORTODONTIA
- PEDIATRIA
- PERICORONARITE
- PERIODONTITE
- NEVRALGIA DE TRIGÊMEO
- PARALISIA FACIAL DE BELL
- QUEILITE ANGULAR

Existe contra-indicação para os tratamentos com laser? 

Pelo contrário, o laser cirúrgico é muito bem indicado para pacientes portadores de discrasias sangüíneas, diabetes e todas as doenças degenerativas, obtendo bastante sucesso no tratamento de pacientes portadores de doenças imunossupressoras. Também não há contra-indicação para o uso em mulheres grávidas ou pacientes com problemas no coração. Uma vez que a cirurgia com laser cirúrgico não sangra, não causa estresse e provoca menos edema no pós-operatório, esses pacientes, que em Odontologia chamamos de "pacientes especiais", são os principais beneficiados com essa técnica.

 Por que o tratamento com laser é caro? 

Porque os aparelhos utilizados nesses tratamentos são muito caros. Além disso, o profissional que os utiliza precisa ter uma formação específica na área, o que demanda investimento de sua parte. Todo o conceito de tratamento odontológico com laser passa a ter uma conotação mais sofisticada, o que acaba onerando o tratamento. Por exemplo, para ter esse equipamento de laser cirúrgico no consultório, este precisa estar equipado com determinados dispositivos de proteção e estar em uma sala apropriada. Tudo isso acaba somando custos, que serão repassados para o paciente.