Estética Dental (Dentística)



A estética dental é um dos mais efetivos tratamentos para se melhorar a aparência física. Um sorriso bonito, brilhante e saudável pode aumentar a sua auto-estima e satisfação com seu corpo.

Muitos dos tratamentos odontológicos podem ser considerados estéticos. As modernas restaurações de resina são praticamente invisíveis quando se comparadas aos de amálgama. O mesmo para as coroas e próteses fixas que podem ter a cor dos seus dentes originais.



Conheça abaixo alguns de nossos serviços:


Clareamento Dentário

O Problema: 

  • Dentes manchados ou amarelados

O Tratamento:

  • Clareamento com Moldeira: uma moldeira de silicone será feita a partir dos seus dentes. Coloca-se um gel clareador dentro dessa moldeira e aplica-se sobre os dentes por algumas horas por dia. Muitos pacientes usam suas moldeiras depois do jantar e antes de dormir. Uma mudança significativa no clareamento é percebida em 1 ou 2 semanas. Esse tratamento é realizado em casa. 

  • Clareamento a Laser: outra alternativa é a realização do clareamento no próprio consultório através do laser, essa é a técnica mais rápida e eficiente usada atualmente. Em apenas algumas sessões o paciente já percebe a diferença. Na nossa clínica possuímos todo o equipamento necessário com profissionais altamente capacitados.

Vantagens:

Esses modernos sistemas de clareamento dental geram resultados bem efetivos.


Desvantagens:

Há ocasiões em que o paciente apresenta aumento de sensibilidade nos dentes.

Alternativas:

Em certas situações, os dentes podem estar muito manchados a ponto do clareamento não fazer efeito. Nesses casos, as facetas ou coroas de porcelana são mais indicadas.

Facetas de Resina

Restaurar dentes fraturados ou preencher espaços entre dentes.

O Problema

  • Espaços entre dentes da frente
  • Pequenas fraturas nos dentes
  • Dentes amarelados ou manchados

O Tratamento:

Resina é um material branco que pode ser colorido de acordo com seus dentes naturais. Esse material é aplicado no seu dente e esculpido para cobrir ou substituir a área com problema. O material é então endurecido com um aparelho fotopolimerizador.

Vantagens:

Quando bem aplicado e esculpido, a resina possibilita um sorriso bonito e natural.


Desvantagens: 

A resina é inicialmente mais barata do que a porcelana, mas a resina tende a quebrar ou descolorir em alguns anos e deve ser substituída. Por essa razão, as restaurações de porcelana possuem geralmente uma melhor relação de custo-benefício no longo prazo.

Alternativas:

Laminados de porcelana ou coroas são excelentes alternativas de longo prazo.


Restaurações de Resina

Uma excelente alternativa para as tradicionais restaurações de amálgama.

O Problema:

  • Cárie nos dentes
  • Vontade de substituir as restaurações de amálgama
  • Vontade de manter um sorriso brilhante, claro e bonito
O Tratamento:

Depois da remoção da cárie, o dente é limpo e a resina é moldada no dente. A superfície final é moldada e esculpida no formato do dente. A restauração final é quase imperceptível.

Vantagens:

As restaurações de resina são muito interessantes, pois são esteticamente melhores.




Desvantagens:

O investimento inicial de uma restauração de resina é mais alto do que a de amálgama. Isso acontece devido ao material utilizado ser mais caro e a restauração ser mais trabalhosa. No entanto, esse investimento inicial mais alto é compensado pela beleza estética.



Cirurgia Plástica Periodontal

O que são as cirurgias plásticas periodontais? 

São cirurgias que visam corrigir defeitos gengivais e de tecidos moles em regiões que apresentam algum tipo de comprometimento estético. Os defeitos que mais incomodam os pacientes são retrações gengivais, alterações de papilas interdentais, perdas de altura e espessura em áreas que foram submetidas a extrações e tecidos moles insatisfatórios ao redor dos implantes.

 

Quando são indicadas e quais os requisitos para poder submeter-se a uma cirurgia plástica?

A indicação principal se dá quando o defeito altera a harmonia do sorriso do paciente (Figura 1). Como requisito obrigatório, exige-se saúde bucal. Doenças periodontais, cáries, problemas endodônticos, entre outros, devem ser tratados antes de qualquer cirurgia estética.


 

Por que são necessários enxertos gengivais para recobrir raízes?

A razão principal é estética, especialmente quando o paciente mostra a raiz ao sorrir ou ao falar (Figura 2). O enxerto também pode ser indicado em raízes que apresentam sensibilidade às variações de temperatura.

 

De onde são retirados os enxertos? 

As técnicas que apresentam melhores resultados estéticos são aquelas que utilizam enxertos retirados do palato, chamados de enxertos subepiteliais, pois utiliza-se apenas uma delicada camada de tecido que fica embaixo do epitélio.

 

Por que é necessário aumentar os rebordos que sofreram extrações? 

É comum, após as exodontias (extrações dentárias), haver uma reabsorção óssea e gengival na área ocupada pela raiz, gerando um defeito na anatomia do rebordo. Quando há necessidade de recuperar os tecidos reabsorvidos, utilizam-se enxertos que ajudam a dar um caráter mais natural à prótese que irá recuperar a área desdentada.

 

E quanto à dor pós-operatória e ao tempo de recuperação? 

As técnicas mais recentes, além de oferecerem ótimos resultados estéticos, proporcionam um pós-operatório com pouquíssimo desconforto ao paciente. Normalmente, o paciente já pode trabalhar no dia seguinte à cirurgia, desde que evite esforços físicos e evite traumatizar a região operada.




Figura 1 - Reconstrução da papila interdental entre os incisivos centrais (A: antes; B: depois).



Figura 2 - Recobrimento da superfície radicular através de enxerto gengival nos dentes: incisivo central, incisivo lateral e canino esquerdos (A: antes; B: depois).